Postagens de educadores populares

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mata Branca... para relembrar...em Canindé - Ce


 
Em pé, à esquerda: Professor Herminio...

Professor Herminio na acolhida, sentados: Sra. Rosemary (Secretária de Educação) e Sr. Manim Barroso (Secretário de Agricultura) que participam da Abertura do Projeto em 08 de Setembro de 2011.

"A educação do Campo tem caminhado em nosso municipio, ainda que em passos curtos mas, alguma coisa se está fazendo e temos muito a fazer e acreditamos no trabalho dos gestores que ora estão." Claudia Sousa

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Continuação do texto da Especialização em Educação do Campo Saberes da Terra

Agora segue  a continuação do texto construido coletivamente pelos cursistas da Educação do Campo Saberes da Terra - Universidade Federal do Ceará, na disciplina da Professora Mazé Barbosa.

Educação do Campo
Surgiu das lutas de classes. Sustenta-se na valorização da vida do campo com o objetivo de construir politicas publicas que garantam o direito de trabalhar e estudar no campo satisfatoriamente. É um espaço totalmente integrado ao mundo rural e urbano, resulta da promoção de uma identidade coletiva que fortalece a criação de parcerias entre os diversos segmentos sociais. Onde as escolas do campo sejam  a expressão do trabalho compartilhado. Tem histórias, participam de lutas sociais, nome e rosto, gênero e raça, etnias e gerações diferenciadas.
Vai além da escola é um processo do conjunto da vida das pessoas e que procura a formação e conscientização de sujeitos e sujeitas em busca de sua emancipação. Valoriza as pessoas do campo, trazendo nessa valorização os elementos do campo para as pessoas. Propõem a construção de um projeto educativo que deva tratar o cidadão campesino como sujeito das suas produções, utilizando os recursos naturais de modo sustentável na produção de sua própria existencia.
É uma educação que respeita os povos do campo, povos que produzem valores e sentimentos, que tem conhecimentos. E uma educação que oferece condições para a compreensão e o exercicio da cidadania.

Atenção: Texto construido coletivamente na sala de aula.

Texto Coletivo Produzido pela turma de Especialização em Educação do Campo Saberes da Terra

Aos colegas do curso de especialização em Educação do Campo Saberes da Terra - Universidade Federal do Ceará,  segue o texto construido coletivamente na disciplina da Professora Mazé Barbosa, em Canindé dia 09 de Agosto de 2011.

Campo
Campo não é um universo isolado, é um espaço de disputa, conjunto de possibilidades que dinamizam a ligação dos seres humanos com a própria produção das condições da existencia social e com as realizações da humanidade. A sustentabilidade do universo socialmente integrado ao conjunto da sociedade brasileira e internacional, um espaço sem fronteiras. Um espaço de raízes culturais e históricas. Tendo o campo uma perspectiva de espaço emancipatório configura-se um território de lutas em busca de desenvolvimento sustentável, despertando nas classes trabalhadoras a luta pelos seus ideais. Onde ainda existem conflitos sociais e dominação politica e econômica.
É um lugar bom de viver onde as pessoas tem desejos de diversão, de ter escola melhor, onde possam ter conhecimentos, sem discriminação.


Na próxima publicação continuaremos o texto, sendo com a definição de Educação do campo.

Formação do Projeto Mata Branca em Canindé

Foi um sucesso a formação do projeto Mata Branca na comunidade de Renguengue - Canindé/Ce.
O projeto executado pelo professor Herminio José  e pela Técnica do Conpam  Renata Oliveira (Coordenadora do Projeto). Os dias 08, 09 e 10 de Setembro de 2011 foram de muito estudo sobre o bioma Caatinga e seus reflexos na comunidade citada e nas demais do Polo 7 como: Cachoeira dos Vasconcelos, Boa Vista, Caxinoá, Assentamento Oiticica, Ipueira dos Gomes, Agreste II, Madeira Cortada, Camarão e Camarão II. Os participantes: Professores, membros das comunidades e alunos do ensino fundamental: Germana, Luzia, Lincoln,  Nelsa e Roberto.
Parabenizamos a atuação de todo o grupo e agradecemos a acolhida da comunidade e também das coordenadoras: Fatima Moreira e Marcia Milena que receberam o projeto.
A participação dos secretários de educação: Sra. Rosemary Cardoso Herculano e de Agricultura: Manim Barroso, do secretário adjunto de educação: Junior Rocha, além da coordenadora da educação do campo pela secretaria de educação: Claudia Sousa de modo integral no curso foram pontos vistos como positivos para a realização desta formação.

Agradecemos a participação de todos e desejamos boa sorte na colheita e armazenamento das espécies solicitadas e lembramos que o prazo pra entrega deste material é até 10 de Outubro para a Renata Oliveira.

Valeu Galera!!!!!!!!!!!!!! Depois publicaremos as fotos...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mais uma semana de formação em Educação do Campo

O encontro de Agosto foi um sucesso!

Com tantas idas e vindas, acertos e alguns erros, palavras ditas e não ditas foi assim que se trabalhou o contexto de democracia, sociedade, politica, inclusão, exclusão, empatia, antipatia etc, etc, etc...
As instalações do auditório do sindicato dos servidores de Canindé são muito acolhedoras, agradecemos a todos que contribuiram para que nossos seis dias de aprendizagem tenham sido mais agradáveis.
Os professores que contribuiram nesta semana foram: Maria José, Yolanda, Ribamar Furtado e Eliane Dayse.
A dificuldade que tivemos, infelizmente, esteve relacinada à frequencia. Alguns cursistas necessitavam se ausentar para resolver questões pessoais e ou profissionais o que de certo modo, não é possivel fazê-lo. Cada um de nós tem que reforçar o compromisso de trabalho e estudo como prioridade e dedicação por parte de cada um de nós.

A todos fica o abraço e a lembrança de que nosso próximo encontro está agendado para a semana de 26/09 à 02/10 no auditório da Secretaria de educação no mesmo horário.

Claudia Sousa