Postagens de educadores populares

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Continuação do texto da Especialização em Educação do Campo Saberes da Terra

Agora segue  a continuação do texto construido coletivamente pelos cursistas da Educação do Campo Saberes da Terra - Universidade Federal do Ceará, na disciplina da Professora Mazé Barbosa.

Educação do Campo
Surgiu das lutas de classes. Sustenta-se na valorização da vida do campo com o objetivo de construir politicas publicas que garantam o direito de trabalhar e estudar no campo satisfatoriamente. É um espaço totalmente integrado ao mundo rural e urbano, resulta da promoção de uma identidade coletiva que fortalece a criação de parcerias entre os diversos segmentos sociais. Onde as escolas do campo sejam  a expressão do trabalho compartilhado. Tem histórias, participam de lutas sociais, nome e rosto, gênero e raça, etnias e gerações diferenciadas.
Vai além da escola é um processo do conjunto da vida das pessoas e que procura a formação e conscientização de sujeitos e sujeitas em busca de sua emancipação. Valoriza as pessoas do campo, trazendo nessa valorização os elementos do campo para as pessoas. Propõem a construção de um projeto educativo que deva tratar o cidadão campesino como sujeito das suas produções, utilizando os recursos naturais de modo sustentável na produção de sua própria existencia.
É uma educação que respeita os povos do campo, povos que produzem valores e sentimentos, que tem conhecimentos. E uma educação que oferece condições para a compreensão e o exercicio da cidadania.

Atenção: Texto construido coletivamente na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário